top of page

LUÍS GUERREIRO 

PRÉMIO GERALDES LINO

PORTUGAL

​

Luís Guerreiro nasceu em Beja, em 1977. Viveu a infância em Ervidel, uma aldeia a 20 quilómetros de Beja, e mudou-se para Sines em 1990. Nos Anos 80 ganhou o gosto pela banda desenhada devido às revistas Marvel importadas do Brasil. Sempre desenhou, encontando o equilíbrio possível entre a banda desenhada e a serralharia e pintura da construção civil. Nos Anos 90 publicou ilustrações no DN Jovem e no Correio da Manhã. E tiras de banda desenhada numa revista dirigida aos jovens, publicada pela Câmara Municipal de Sines. Na década seguinte publicou cartunes no Notícias de Sines e integrou o Toupeira – Ateliê de Banda Desenhada de Beja, publicando as suas histórias nos números 2, 3, 5, e 6 do fanzine Venham + 5. Em 2008 participou no projeto BD a Fresco, na Aldeia das Amoreiras, Odemira.

Já no ano passado, publicou o fanzine Eternos Rivais / Caçadores, com as duas histórias que dão nome ao fanzine assinadas por Véte, no argumento. Tem ganho vários prémios e menções honrosas. Este ano é distinguido com o Prémio Geraldes Lino, pelo trabalho que tem desenvolvido como autor e faneditor.

Neste momento encontra-se a trabalhar no n.º 2 do Eternos Rivais / Caçadores. E lança, no Festival de Beja, mais um exemplar da Coleção Toupeira, editada pela Bedeteca de Beja.

​

bottom of page