FABIO CELONI
ITÁLIA
Fabio Celoni nasceu em Sesto San Giovanni, uma comuna de Milão, em 1971. Como autor de banda desenhada da Disney italiana editada pela panini, tem publicado o seu trabalho em revistas como Topolino, PK, ou Paperinik. Tem ilustrado várias capas.
Ao longo da sua carreira também tem colaborado com a Sergio Bonelli Editore, escrevendo e desenhando bandas desenhadas de Dylan Dog e Dampyr. Criou a personagem e as capas de Brad Barron e ainda Mister Bo (com argumento de Sergio Bonelli).
É autor do ensaio Milano, esoterismo e mistero e do romance Gli Abitanti dell’Ombra Effimera. Para a editora Star Comics, escreveu, desenhou e ilustrou as capas das séries de banda desenhada Nimrod e San Michele.
Em 2014 desenhou o romance gráfico The Kite Runner. No ano seguinte agregando vários autores à sua volta, criou a obra SmartComix, um projeto revolucionário em formato digital para smartphones e tablets através de um aplicativo especial.
A Disney italiana dedicou-lhe o quarto volume da sua série Disney d’Autore. Desenhou a Trilogia Gótica Disneyana ("Drácula de Rat Stoker”, “Lo strano caso del Dottor Ratkyll e di Mister Hyde” e “Duckenstein de Mary Duck”), com argumento de Bruno Enna. “Duckenstein” teve direito a duas nomeações para a 3.ª edição dos Prémios BD Disney, em Portugal.