top of page

FABIO CELONI

ITÁLIA

Fabio Celoni nasceu em Sesto San Giovanni, uma comuna de Milão, em 1971. Como autor de banda desenhada da Disney italiana editada pela panini, tem publicado o seu trabalho em revistas como Topolino, PK, ou Paperinik. Tem ilustrado várias capas.

Ao longo da sua carreira também tem colaborado com a Sergio Bonelli Editore, escrevendo e desenhando bandas desenhadas de Dylan Dog e Dampyr. Criou a personagem e as capas de Brad Barron e ainda Mister Bo (com argumento de Sergio Bonelli).

É autor do ensaio Milano, esoterismo e mistero e do romance Gli Abitanti dell’Ombra Effimera. Para a editora Star Comics, escreveu, desenhou e ilustrou as capas das séries de banda desenhada Nimrod e San Michele.

Em 2014 desenhou o romance gráfico The Kite Runner. No ano seguinte agregando vários autores à sua volta, criou a obra SmartComix, um projeto revolucionário em formato digital para smartphones e tablets através de um aplicativo especial.

A Disney italiana dedicou-lhe o quarto volume da sua série Disney d’Autore. Desenhou a Trilogia Gótica Disneyana ("Drácula de Rat Stoker”, “Lo strano caso del Dottor Ratkyll e di Mister Hyde” e “Duckenstein de Mary Duck”), com argumento de Bruno Enna. “Duckenstein” teve direito a duas nomeações para a 3.ª edição dos Prémios BD Disney, em Portugal.

bottom of page